quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Agressividade do cão. Vamos entender?

O primeiro passo para tratarmos o cão agressivo é saber o que motiva a agressividade.

Existem várias causas para esse comportamento. Mas antes de procurar ajuda de um adestrador ou comportamentalista, leve-o ao veterinário. Faça no bichinho uma série de exames que descartem problemas de saúde. Os animais também ficam mal-humorados se estiverem sentindo dor ou irritação.

Bem, descartando a doença, a agressividade pode ter outros motivos. Os mais comuns são:

AGRESSIVIDADE POR DOMINÂNCIA: Esse tipo de problema é muito comum quando os donos tratam o cão com excesso de carinho e atenção, isto é, não conseguem impor limites.

A linguagem humana e a canina são muito distintas. Quando um cão percebe que consegue "manipular" os membros da casa, está entendendo que ele é o mais forte. A partir daí só Deus sabe o que pode acontecer...(Veja mais em HIERARQUIA)

Um cão não negocia, não pede “por favor”. Sei que para as leis humanas isso pode soar um tanto cruel, injusto... Mas para os cães não existe igualdade de direitos.

Quando o dono não tem conhecimento dessas leis, corre o grande risco de permitir que o cão se torne o líder supremo. Tente mexer na vasilha de comida ou simplesmente tirar do lugar preferido um cão que se acha líder da casa... O primeiro engraçadinho que ousar leva uma dentada ou na melhor das hipóteses um bom e alto rosnado dizendo: “Quem você pensa que é para me desafiar assim?”

Para evitar dramas como esse, eduque seu cão para que ele entenda que é muito amado, mas quem manda é você! Não abra exceções! Ele não vai ficar chateado ou magoado se a família mostrar a ele o seu lugar na hierarquia. Muito pelo contrário! Ele se sentirá protegido e amado, portanto será muito mais feliz.

AGRESSÃO POR MEDO: Neste caso, temos que acima de tudo fazer com que o cão confie em nós. É um processo lento e que exige muita paciência de toda a família.
Alguns cães quando estão com medo, podem ter seu instinto de defesa ativado. Ele pode achar que tal situação ou pessoa oferece perigo, então poderá morder para se defender.
Fazer com que o cão sinta-se integrante da matilha e sociabilizá-lo, são exercícios fundamentais e que vão ajudar no processo de ligação entre você e o peludo.
Mas lembre-se: Assim como existem pessoas diferentes, cada cão tem seu próprio tempo para aprender. Não exija demais, seja paciente. Quando se consegue estabelecer a comunicação com o cão, O resultado é maravilhoso.
Texto: Elaine Natal

Acesse:www.clubedaspatinhas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário