quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Conheça seu cão: A matilha e a hierarquia

Quando levamos um filhote para casa, ele reconhecerá os membros da família como sua nova MATILHA. O lugar que ele vai ocupar na mesma, dependerá de como o seu dono(a) e familiares irão lidar com ele.

Para o cão não só é natural, como necessário que exista um líder na matilha(família).

Líder é aquele que come primeiro, que decide a hora de atacar, que escolhe o lugar onde ficar e dormir, e também é quem vai manter a ordem e a paz damatilha.

Importante: O dono sempre será o líder da matilha! Não permita insurbodinações e desafios. Desde cedo mexa na comida, escove-o e faça o cão obedecer algum comando antes de ganhar o que quer. Cedendo uma vez para um cão que o desafiou, o dono certamente terá muitos aborrecimentos e perigos iminentes.

Na matilha, existe um degrau hierárquico que começa a se formar naturalmente nas brincadeiras de filhotes. Se você já viu dois cães brincando, pode perceber que eles montam em cima do outro, mordem pescoço, pata, até que um fique de barriga para cima, não é? Pois bem, este ritual é nada menos do que disputa de forças. Quem fica por cima consegue mostrar que é mais forte (dominante), enquanto o mais fraco (submisso) expõe o pescoço e a barriga dizendo: Ok, Entendi que você é mais forte, não precisamos brigar...”

Quando se tem mais de um cão em casa, é importante que o dono não interfira achando que tal comportamento é cruel. Quando crescem, após várias disputas, estará determinado quem manda no pedaço. Esse degrau se estabelece como lei e assim será até que o líder adoeça ou fique velho. Quando isso acontece, um cão mais jovem (portanto mais saudável e disposto) poderá questionar a liderança do outro e assumi-la. Será natural.

O dono também tem de fazer a sua parte para que a matilha viva em tranqüilidade. Como já explicado, existe o degrau hierárquico, primeiro o dono, depois todas as pessoas da família, o cão mais dominante e por último o cão mais subimisso.

Evite que outro cão decida disputar a liderança por achar que está sendo privilegiado com agrados e comida antes do líder. Tudo primeiro para o líder: Petiscos, carinhos, comida e assim por diante. Seguindo a lei natural de organização da matilha, o dono evitará as brigas de cães no seu quintal.
MAS LEMBRE-SE: NUNCA, NUNCA MESMO USE DE VIOLÊNCIA COM SEU CÃO!
Independente do motivo que o deixou insatisfeito com seu peludo, se você entender como funciona a cabecinha dele, saberá como proceder sem utilizar violência ou humilhação. Um bom líder é aquele que reconhece seus erros, age com justiça, nunca por vingança ou raiva.
Texto: Elaine Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário